NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SONETOS DE FLORBELA ESPANCA

SONETOS DE FLORBELA ESPANCA - POETISA PORTUGUESA

O MAIOR BEM 

Este querer-te bem sem me quereres, 
Este sofrer por ti constantemente, 
Andar atrás de ti sem tu me veres 
Faria piedade a toda gente. 

Mesmo a beijar-me, a tua boca mente... 
Quantos sangrentos beijos de mulheres 
Pousa na minha a tua boca ardente, 
E quanto engano nos seus vãos dizeres!... 

Mas que me importa a mim que me não queiras, 
Se esta pena, esta dor, estas canseiras, 
Este mísero pungir, árduo e profundo, 

Do teu frio desamor, dos teus desdéns, 
É, na vida, o mais alto dos meus bens? 
É tudo quanto eu tenho neste mundo? 

Florbela Espanca


ESTE LIVRO

Este livro é de mágoas.Desgraçados os 
Que no mundo passais, chorai ao lê-lo! 
Somente a vossa dor de Torturados 
Pode, talvez, senti-lo...e compreendê-lo.

Este livro é para vós. Abençoados 
Os que o sentirem, sem ser bom nem belo! 
Bíblia de tristes...Ó Desventurados, 
Que a vossa imensa dor se acalme ao vê-lo! 

Livro de Mágoas...Dores...Ansiedades! 
Livro de Sombras...Névoas e Saudades! 
Vai pelo mundo...(Trouxe-o no meu seio...) 

Irmãos na Dor, os olhos rasos de água, 
Chorai comigo a minha imensa mágoa, 
Lendo o meu livro só de mágoas cheio!... 

Florbela Espanca


LÁGRIMAS OCULTAS

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida...

E a minha triste boca dolorida,
Que dantes tinha o rir das primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E fico, pensativa, olhando o vago...
Toma a brandura plácida dum lago
O meu rosto de monja de marfim...

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!

Florbela Espanca

Nenhum comentário: