NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BRASIGUAIOS

FINALIZANDO:

Ponto e contraponto:Os paraguaios acusam os brasileiros de se segregarem: de falarem sua própria língua, de usarem uma moeda própria, de hastearem a bandeira de outro país e de possuírem as melhores terras em território paraguaio. Numa onda forte de nacionalismo, reclamam de que a segunda língua dos filhos dos brasiguaios é o português, em vez do guarani. Em discursos inflamados afirmam que há uma ameaça real à soberania do Paraguai, que precisa recuperar e fazer valer a própria identidade.
As futuras autoridades acusam agricultores brasileiros de violarem a lei ambiental que proíbe o uso de alguns produtos químicos, de não preservarem, como exige a lei florestal, as terras localizadas nas proximidades dos rios paraguaios e de possuírem grandes extensões de terra, apesar de serem estrangeiros.
Os brasiguaios alegam que seus filhos sempre foram discriminados na escola e que a Justiça paraguaia está contaminada pela política anti-Brasil que vigora no país.
Cada um dos lados espera encontrar em Lugo, novo presidente eleito, que tomará posse em 15 de agosto, as respostas para suas demandas. Os brasiguaios esperam ainda que o presidente Lula pressione o novo dirigente para que os cerca de 350 a 500 mil brasileiros que vivem no Paraguai tenham seus direitos respeitados.


Certamente abusos existem dos dois lados. O difícil é colocar ordem com justiça e equilíbrio num ambiente de comoção nacional.
Alunos: Emerson Matos nº 11, Fábio Jr Martins nº 13, Guilherme Ruiz n°14, Paulo C. Buzaranho nº25 - 2EM
http://sesibrotas.blogspot.com

Nenhum comentário: