NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cont. HISTÓRIA DE VIDA DE REGINA WENDT

Uma Ema, pássaro grande que não voa.


Continuação:

A professora nos ensinou as vogais num método tradicional onde o E era de Ema, onde nós jamais vimos uma ema.

Na quarta série era legal a professora Maria Helena Mazzoni fazia muitos trabalhos manuais, para o dia dos pais fizemos um presente: um osso pintado que serviria de porta canetas e para o dia das mães decoramos um pires com tecido e verniz, o meu ficou muito lindo. Também fazíamos piquenique no interior e íamos á pé até o local onde se brincava o dia inteiro nos campos de roseta e pés de pitangas. Levava-se lanche de casa e eu trocava com minha colega Ieda.

Ieda conta que nós éramos muito ligadas ao estudo, pois fazíamos as tarefas (tema ) juntas onde na entrevista ela relata que no terceiro ano nós ensaiamos umas músicas para uma apresentação aos pais e depois tinha comes e bebes. Um dia nós duas brigamos por causa de um lápis e a mãe dela veio conversar com minha mãe sobre o assunto. Eu apanhei, passados alguns dias tudo foi esquecido.

Ela relata como eram gostosas as merendas (sinto o aroma e o gosto do leite e a sopa que dona Ivone fazia) e como brincávamos no recreio, pois não existia nada no pátio nem uma árvore, nenhum brinquedo, mas tínhamos que usar um guardanapo branco com uma gravata azul. Cantar o hino todos os dias na entrada. Ela conta que no quarto ano eu dominava os dois idiomas, e ainda era bem gordinha. Ela teve muita pena de mim quando um colega me empurrou contra a cerca que havia na escola (de arame farpado e bem enferrujado e que ainda existe) onde me machuquei e ainda tenho uma cicatriz e que na ocasião a professora não fez nada e ao chegar em casa, em sangue meu pai foi para Estrela onde era a delegacia de ensino ,indignado com este arame onde outras crianças poderiam se machucar, mas nada foi feito.

A água da escola era de uma sisterna pois ainda não havia saneamento neste bairro, somente em 1970 a Corsan começou a abastecer o fornecimento e isso era muito chique porque todos tinham o seu próprio poço. Sinto muito que os moradores se desfizeram da água natural destruindo os poços que investiram para esta construção e hoje não mais existem.

Em 1973 ingressei na Escola Cenecista onde tudo era diferente, muito maior, mais crianças e um ensino bem diversificado e preparatório. Lembro de poucos professores e colegas , sei que os desfiles cívicos neta época era de grande valia desfilávamos com o som da banda, nosso uniforme rosa com azul se destacava na comunidade.Quando hoje falei com uma colega deste tempo me comentou que usava o blusão rosa muito tempo depois como sua melhor vestimenta.

Curioso relatar que nas aulas de OSPB aos sábados eram dadas pelo prefeito da cidade, Darci José Corbelini, muito dedicado com os jovens e alunos e por coincidência ou não sua filha Silvana Corbelini hoje é minha professora de psicologia deste curso.

Após quatro anos completei o meu segundo grau a noite num colégio estadual. Não satisfeita com o curso fiz novamente todo o segundo grau em magistério na cidade de Tapera.

http://reginawendt.pbworks.com

Nenhum comentário: