NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

ILHA DO SOL - BOLÍVIA






ILHA DO SOL
Com história peculiar e paisagens deslumbrantes,

a ilhota boliviana revela um estilo de vida único

Texto e fotos de Andrea D`Amato


Um mar de água doce.

O Titicaca, considerado o lago sagrado dos incas, é um dos mais altos lagos do mundo: está 3810 metros acima do nível do mar. Situado no altiplano da cordilheira dos Andes, na fronteira entre a Bolívia e o Peru, e rodeado por montanhas com picos nevados, compõe uma paisagem deslumbrante. Sua superfície - de 8560 quilômetros quadrados - é pontuada por 36 ilhas. A ilha do Sol, em águas bolivianas, se destaca. Segundo as lendas andinas, este pedaço de terra foi o berço da civilização inca. Lá nasceram Manco Capac e Mama Occlo, filhos do Sol e fundadores do império. Na época pré-hispânica, a ilha foi um importante centro religioso. Hoje, seus habitantes parecem manter o mesmo ritmo de vida do lago sagrado que os alimenta, num movimento lento e contínuo.

O terreno é montanhoso e, apesar de árido, o cenário é belo. Com cerca de 14 quilômetros de extensão, a ilha é povoada por três vilarejos. Yumani, ao sul, Challa, no centro, e Challapampa, mais ao norte. Percorrer toda a ilha leva cerca de quatro horas. O caminhar é constante, faz parte do cotidiano dos aldeões. Eles levam o capim e trazem as ovelhas. São comunidades agrícolas, vivem das águas do lago e de suas pequenas criações. Na ilha não existem automóveis. O mesmo caminhar que garante o sustento da população local é uma atraente atividade para turistas de toda parte do globo - ávidos por novas experiências, andam em busca de um pouco de paz.

O dia começa e termina cedo nestas paragens. O sol desperta os descendentes dos aymaras, etnia que habitava o local e ainda compõe grande parte da população do país. O cotidiano se renova a cada amanhecer. Mais uma vez as mulheres conduzem seus animais e os homens acompanham o eterno movimento do lago. O turismo auxilia na renda, porém fotos nem sempre são bem-vindas. A regra pode ser transgredida, contudo. As crianças, muitas, a princípio tímidas e até mesmo arredias, logo mostram sua alegria. É a dura batalha da vida cercada de serenidade.
Da REVISTA VIDA SIMPLES de Setembro/2008

Nenhum comentário: