NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

quinta-feira, 10 de julho de 2008

COMO ANIMAIS ELEGEM SEUS LÍDERES

Do Blog: www.laquaparla.blogger.com.br
Do Blog: http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/
Do Site: www.petfriends.com.br/news
CPI DAS BANANAS

O livro de cabeceira do político americano Newt Gingrich é Chimpazee Politics (“A Política dos Chimpanzés”, sem edição brasileira), de Frans de Waal. Ele recomenda o livro aos aspirantes à vida política, junto com os escritos de Jefferson ou a Constituição dos EUA. Gingrich diz que foi copiando os chimpanzés que ele se tornou porta-voz do Congresso americano.
Na luta por poder e prestígio, nem sempre são os chimpanzés mais fortes que se dão bem. O que eles fazem pelo poder? Trocam favores, cuidam uns dos outros, cultivam alianças úteis entre amigos e famílias e, quando brigam, se reconciliam para manter a paz. “Trechos de Maquiavel parecem diretamente aplicáveis à vida dos chimpanzés”, escreveu De Waal em Chimpanzee Politics. O cientista estudou a intriga pelo poder entre Jeroen e Luit, dois chimpanzés do zoológico de Arnehm, na Holanda. O bando de 8 animais era liderado por Jeroen, que se mostrava autoritário. Luit se rebelou contra ele. Começou a contesta-lo e a desrespeita-lo com uma tática cheia de esperteza. Resolveu paparicar e dar presentes aos colegas de jaula, como bananas e amendoins. Em 3 meses, Luit destronou Jeroen.
Em Washington, o congressista Gingrich usa a mesma estratégia. Fez alianças com republicanos e democratas para desbancar o adversário. “Com isso, Gingrich ganhou estatura na política americana”, escreveu o seu biógrafo, o jornalista John M. Barry, no livro The Ambition and the Power (“A Ambição e o Poder”).
Texto de ÁLVARO OPPERMANN

Da Revista SUPER INTERESSANTE/junho/2008

Nenhum comentário: