NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VERDADES E MITOS SOBRE A DIOXINA

Dioxina Causa Câncer? Onde Encontramos Dioxina? Plásticos Contém Dioxina? – Dúvidas sobre a Dioxina

Andou circulando pela internet alguns emails dizendo que guardar água em garrafas plásticas na geladeira pode causar câncer, pois a garrafa teria dioxina que passaria para a água. Outro email dizia que se esquentasse comida no microondas em potes plásticos a dioxina passaria para a comida e a pessoa ficaria com câncer.
Esses emails, como eu havia falado acima, são HOAX, ou seja, são boatos da internet e em sua maioria falsos. O site Hoax Layer, especializado em denunciar emails falsos que circulam na web, mostraram com provas que esses emails não passavam de um monte de mentiras. Para saber mais sobre os emails entre no seguintes sites:
  • www.hoax-slayer.com/plastic-cancer-link-hoax.html (detalhes sobre o email que dizia ser do Johns Hopkins e o mesmo desmentiu dizendo que ele não tinha escrito tal coisa)
  • www.hoax-slayer.com/cancer-tips-john-hopkins.shtml (detalhes sobre o email da garrafaplástica e do microondas)
PhD Rolf Halden, professor do “Department of Environmental Health Sciences” e do “Center for Water and Health” na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, é especialista em Dioxina  e respondeu várias dúvidas das pessoas que receberam esse emails. Confira algumas perguntas e respostas da entrevista (já traduzidas):
- O que você acha dos emails que andam circulando dizendo que a dioxina pode ser liberada na água que ficar guardada em garrafas plásticas na geladeira?
- Não. Isso é uma lenda urbana. Não existe dioxina nos plásticos. E ainda, o resfriamento trabalharia contra a liberação de substâncias químicas. Substâncias químicas não se difundem em baixas temperaturas, o que limitaria a liberação de substâncias se houvesse dioxina nos plásticos, o que não é o caso.

- O que você acha do aquecimento da comida em potes plásticos?
- Em geral, sempre quando aquecemos alguma coisa aumentamos a probabilidade desta liberar substâncias químicas. Substâncias químicas podem ser liberadas de potes plásticos como os usados em comidas de microondas. Alguns canudos plásticos vem com uma etiqueta dizendo “não usar em bebidas quentes”. Muitas pessoas pensam que o aviso é por que alguém pode se queimar. Se você colocar esse canudo numa xícara quente de café, você terá basicamente uma extração com água quente acontecendo, na qual as substâncias quimicas do canudo estão sendo extraídas para sua xícara de café. Nós usamos o mesmo processo no laboratório para extrair substâncias químicas de materias que queremos analisar.

Se você está cozinhando com plásticos ou usando utensílios de plástico, a melhor coisa a se fazer é seguir corretamente o modo de uso e somente usar plásticos específicos para cozinhar comida. Os melhores são os recipientes inertes, como vidros resistentes ao aquecimento, cerâmicas e de aço inoxidável
Para ler a entrevista completa com Rolf Halden em inglês entre no link ->www.healthrewardsinternational.com/Dioxin_Hoax.html
Para ler as respostas do John Hopkins sobre os emails falsos enviados com seu nome entre no link ->www.jhsph.edu/cancer_email
A Associação Brasileira do Câncer também falou sobre os emails falsos (hoaxs) com título deDioxina carcinogênica. Confira o que eles falaram sobre a dioxina na matéria:
“De acordo com a Agência de Proteção Ambiental Americana, a dioxina é um componente químico natural que pode ser desenvolvido pelo homem. As dioxinas produzidas são aquelas resultantes de incinerações de lixo hospitalar, queima de óleo combustível, de madeira, de carvão vegetal ou mineral; além de processos de fundição de alumínio e cobre. O que vem sendo estudado por ambientalistas sobre Poluentes Orgânicos Persistentes são os riscos que uma exposição intensa a incineração, considerada a maior fonte de emissão de dioxina, causam à saúde da população e do meio ambiente.
Segundo a agência norte-americana, existem estudos em animais (não em humanos) que sugerem que altos níveis de dioxina podem estar relacionados a problemas de saúde. A discussão sobre a relação dos efeitos da dioxina no desencadeamento do câncer esquentou a partir de 1997, quando a OMS classificou a substância 2378 TCDD, presente em sua composição, como um agente cancerígeno para diversos tipos de câncer, uma vez que o organismo a confunde com hormônio, que, por sua vez, estimula o desenvolvimento de alguns tumores.
A dioxina carcinogênica pode favorecer o aparecimento de cânceres do trato gastrointestinal, linfomas e leucemias, e sarcomas de partes moles. Apesar de estar presente no ar, a quantidade inalada não é suficiente para a contaminação”, conclui o Prof. Paulo Saldiva, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP”
Para entrar no site da Associação Brasileira do Câncer -> www.abcancer.org.br
SEMPRE siga corretamente o “modo de usar” dos produtos, se um plástico não for específico para aquecimento em microondas, não o coloque no microondas! A mesma regra serve para todos os outros produtos que utilizamos em nossa casa no dia a dia. As etiquetas explicando o “modo de usar” não são escritas à toa.

Nenhum comentário: