NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

DIABETES E A COR AZUL..







DIA DO DIABETES

Desde 1991, o dia 14 de novembro é dedicado ao Diabetes.

Esta data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (FID) para render homenagens a sir Frederick Banting, médico canadense nascido no dia 14 de novembro de 1891, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da insulina, juntamente com Charles Best, à época, jovem estudante de 22 anos. O Dia Mundial do Diabetes teve por tema, este ano, as crianças e os adolescentes diabéticos e mereceu destaque especial das Organização das Nações Unidas que reconheceu as proporções epidêmicas da doença. Segundo a FID, no mundo existem cerca de 246 milhões de diabéticos e, a cada cinco segundos, surge um novo caso- atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem diabetes diariamente.

No Brasil, calcula-se um novo caso a cada dois minutos e dezoito segundos. Esses números são extremamente preocupantes, pois reforça a idéia de que uma epidemia mundial de diabetes e obesidade está em andamento. Em termos comparativos, em 1995 havia 135 milhões de pessoas com diabetes no mundo e as projeções são de que, em 2025, esse número ultrapasse os 340 milhões. Antes da descoberta da insulina, a expectativa de vida da criança ou adolescente diabético era de poucos à algumas semanas; com a introdução deste hormônio, a historia natural da doença mudou drasticamente. Hoje em dia, o diabético pode ter uma expectativa de vida semelhante à população não diabética. Mas, alguns fatores como sedentarismo e hábitos nutricionais desfavoráveis aumentam tanto a obesidade como o diabetes do tipo 2 (ligado a obesidade e que pode ser controlado com reorientação alimentar e comprimidos antidiabéticos) em qualquer idade, e de forma preocupante, entre adolescentes. Avalia-se que menores de idade portadores de diabetes tipo 2 possuem um sistema cardiovascular equivalente ao de um adulto masculino de 41 a 59 anos de idade, portanto, mais sujeitos a aterosclerose e a todos os malefícios que dela derivam. Por isso, todos os esforços devem ser endereçados para o combater tanto a Obesidade como o Diabetes.

DIA DA COR AZUL (1)

No dia 14 ultimo, em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes, tivemos a iluminação de grandes monumentos com a cor azul. Dentre os principais, citamos o Edifício Empire State, Torre Sears, Lago de Genebra, Obelisco de Buenos Aires, Torre Tókio, Cataratas de Niagara; no Brasil, Cristo Redentor, Faculdade de Medicina da USP, Elevador Lacerda e, aqui em João Pessoa, o Hospital da UNIMED e a Torre de Televisão Cabo Branco.

DIA DA COR AZUL (2)

Alem da iluminação com a cor azul, programações extensas ao redor do mundo foram feitas no sentido de chamar a atenção para este dia que teve como principal objetivo a luta para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes. É importante lembrar que o motivo crescente da obesidade e do diabetes está relacionado com a ampla oferta de alimentos e ao alto conteúdo de calorias que o organismo recebe.

De João Modesto Filho

Site: www.unimedjp.com.br

Nenhum comentário: