NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

terça-feira, 19 de agosto de 2008

DORIVAL CAYMMI

Do Site: www.construindoosom.com.br
Imagem de: http://img389.mageshack.us/
Foto do Site: www.cinemabrasileiro.net!
DORIVAL CAYMMI

O melhor momento de "Caros Amigos", o primeiro de três DVD's sobre o Chico Buarque que recebi no passado Natal(2005), é um dueto indescritível com um senhor chamado Dorival Caymmi.

Na minha ignorância, confesso que não conhecia este músico, cuja identidade o google ajuda a descobrir:

«Dorival Caymmi nasceu em Salvador, BA, em 30 de Abril de 1914. Tranqüilidade seria uma palavra perfeita para descrevermos esse grande contador da vida dos pescadores, muitas vezes trágicas, mas contada por ele de forma suave, pura, simples.

Cantou e contou a paisagem baiana como ninguém em seu jogo diferente de ritmos. E através de músicas como: O Que é Que a Baiana Tem, A Preta do Acarajé, Você já foi a Bahia? - fez de Carmem Miranda uma verdadeira baiana.

Sua adoração pelo mar e pela natureza, acaba por colocar o homem em sua real posição - uma parte integrante dela - sem domínio, sem superioridade, sem controle. É capaz de nos mostrar toda a doçura de viver/morrer no mar, doçura de viver, doçura. E ele segue tranqüilo, com pouco mais de 80 canções em 80 anos de vida, chegando a levar anos na criação de uma, burilando um pouco hoje, descansando amanhã, retornando daqui a anos - é um bom tempo, diz ele, é um bom tempo.

Caymmi é o respeito pela vida - é seu ritmo.»

Antes do dito dueto, em que Buarque e Caymmi, trajados como acima, se afogam em carinho e meia dúzia de palavras, o protagonista do DVD aparece a dizer que, em criança, ouvia muito Caymmi, mas que a obra deste é tão única e despojada que não pode considerá-la uma influência na sua música... Ninguém é influenciado por Caymmi, porque ninguém o consegue copiar, diz no meio de um daqueles sorrisos de garoto que lhe cortam e colam o discurso.

«Se fizer bom tempo amanhã, eu vou. Mas se por exemplo chover, não vou.» ("Maricotinha")Buarque e Caymmi com o mar de fundo, calça branca e camisa às riscas, uma cadência para a qual a palavra hipnótica parece ter sido inventada.

Simples, sim. Perfeito, também.
Publicada por lisabel

Nenhum comentário: