NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

sexta-feira, 6 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA



DIA 07 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Liberdade de Expressão é um direito humano fundamental assim declarado no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este é um fato que merece ser lembrado por ocasião do aniversário de 60 anos da Declaração.
Este ano, na celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a UNESCO gostaria de examinar como a liberdade da mídia e o acesso à informação se inscrevem nos objetivos de desenvolvimento para o empoderamento das pessoas. O empoderamento é um processo sócio-político multidimensional que ajuda as pessoas a ganhar controle sob suas próprias vidas e seus destinos. Isto somente pode ser atingido por meio do acesso à informações exatas, justas e imparciais, refletindo o pluralismo de opiniões, e oferecendo à população meios de se comunicarem verticalmente e horizontalmente, e assim participarem ativamente da vida da comunidade.
Liberdade de Expressão, Acesso e Empoderamento
A liberdade de imprensa contribui para o empoderamentoPara que cidadão se engajem no debate público e para que possam colocar os governos frente às suas responsabilidades – elementos-chave da democracia participativa – eles devem ter acesso às mídias livres, pluralistas, independentes e profissionais. A comunidação e o diálogo entre os diferentes membros da sociedade não ocorrem de maneira natural, e a mídia são os meios de acesso à informação e uma ferramenta de promoção para o diálogo.
O papel da mídia comunitária

Os numerosos órgãos de informação têm adotado medidas para favorecer a participação da audiência e assim têm se tornado mais acessíveis às populações que servem. Atualmente, no mundo em desenvolvimento, o rádio tem sido a forma mais abrangente de mídia comunitária por ser barato para se produzir e acessar, além de poder cobrir grandes áreas e superar o analfabetismo.
Acesso à Informação

A informação pode mudar a maneira a visão do mundo em nossa volta, nosso lugar nele, e como ajustar nossas vidas para maximizar os benefícios disponíveis através dos recursos locais. O processo de tomada de decisão baseado em fatos pode significativamente alterar nossas perspectivas políticas, sociais e econômicas. O direito de acesso à informação pode ser interpretados nos instrumentos legais que apóias a Liberdade de Informação assim como se aplica à informação emanadas por órgãos pública ou, de forma mais abrangente, a circulação de informação emanada por outros atores onde se torna intrinsecamente ligada a Liberdade de Expressão.

O mandato da UNESCO no Setor de CI orienta-se pela promoção do livre fluxo de idéias e o acesso universal à informação, considerados essenciais para o desenvolvimento. A UNESCO reconhece a necessidade de fomentar o acesso à informação em comunidades desprivilegiadas, ampliando esforços para educação, capacitação e formação de recursos humanos; acesso ao conhecimento em saúde, qualidade de vida e a serviços governamentais; preservação do patrimônio cultural e intelecutal; entre outros.

Nenhum comentário: