NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

segunda-feira, 12 de maio de 2008

DIA DO ENFERMEIRO


12 de maio, Dia do Enfermeiro - uma reflexão

Através dos tempos e experiência de anos vividos dedicados a Enfermagem, faço com você algumas reflexões. São três os aspectos que conversaremos:

1º Enfermagem ideal de vida, permeada de amor, compromisso e responsabilidade olhando o próximo como imagem e semelhança de Deus.

2º Enfermagem profissão liberal que oferece condições financeiras para sobrevivência digna.

3º Enfermagem profissão técnica e científica que te transforma em um profissional respeitado ou um pesquisador(a) bem sucedido(a).Neste dia te pergunto? Quem é você? Em qual aspecto se insere a tua profissão? O título que recebestes destina-se a que? Para quem? Estás usando esse título para proporcionar uma melhor assistência de enfermagem? Olhe para dentro de você e encontre a resposta.
Onde está Deus em tua vida? E o enfermeiro teu próximo, o que representa para tí? No teu dia a dia, nos teus problemas, alegrias ou tristezas, o que ofereces aquele paciente que depende de ti.
Já te colocastes no lugar do paciente quando lhe diriges a palavra, o olhar ou desenvolves algum procedimento técnico, pensas que podia ser um familiar teu que está alí.
Quando terminas o teu dia de trabalho, tens consciência diante de Deus do dever cumprido com princípios éticos, técnicos, científicos e humanos, adequados a cada caso.
Estamos falando em um site que objetiva a promoção da saúde da mulher e como consequência da criança, o futuro do país. Orientas, encaminhas, as mulheres aos serviços de saúde, desenvolves algum procedimento técnico ou algo que colabore na prevenção das doenças da mulher?

Qual o tipo de enfermeira(o) que és? Qual o tipo de enfermeira(o) que ajudas a formar?

O que fazes para engradecer tão bela profissão, a profissão das vinte e quatro horas nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano, a profissão que muitos não reconhecem sua dimensão, e só o fazem quando necessitam de seus cuidados em um leito de hospital.
Seja bom, seja humano, ame o seu próximo, isto não se paga imposto. Estude, continue a estudar, cresça profissionalmente, desenvolva o seu potencial técnico, ético, científico e humano e acima de tudo veja no paciente a imagem e semelhança de Deus, de um Deus que com as mãos estendidas pede de ti compromisso, responsabilidade e amor ao próximo, teu paciente, e que te abençoa neste dia.


Nota: Enviado por: Professora Maria da Glória Uchôa dos Santos - Diretora da Escola de Enfermagem Santa Emilia de Rodat - João Pessoa - PB



Poema para um (a) enfermeira (o)

Logo ao amanhecer, começam a se movimentar, na luta contra a dor para a vida do seu semelhante salvar. Chamadas a todos os cantos, a todos atende com muito amor, as vezes mal compreendidas, sem o semelhante reconhecer seu valor. As vezes até nem é culpada, de demorar a atender, esquecemos que esteve ocupada, com outro caso grave para resolver. Com suas fardas brancas e lindas, estão atentas à toda hora, para trazer o bálsamo que cura, como um anjo de nossa senhora. Todos os doentes curados, saem alegres, por voltarem ao lar, elogiam sempre os médicos, mas esquecem das enfermeiras elogiar. A elas devemos tributar, grande parte da nossa gratidão, pois contribuíram como puderam, para nossa recuperação.


Esse poema foi escrito por um major da PM em 13-11-1982 enquanto estava internado num determinado hospital. Autor Major Antenor

Anjos de Luz


Geslaide R. S. Schneider


Num leito de hospital Com a dor rasgando a alma São eles que com dedicação e bondade Nos amenizam o sofrimento Com muito amor e calma. Os sedativos que nos dão As vezes não resolvem mais Mas seu semblante tem tanta ternura E nos transmite tanta paz. Seja noite, seja dia Muitas vezes na correria Lutando contra o tempo Nos dão força e segurança E com o olhar tão sereno Fazem nascer uma esperança. Cuidando desde o mais velho até a criança Sem descriminar raça ou cor Enfermeiras e enfermeiros Todos vestidos de branco São anjos de luz enviados por Deus Para suavizar nossa dor.

* O post sobre o 'Dia Mundial do Enfermeiro / Dia da Enfermagem' foi retirado do space abaixo.
By
http://marianajf.spaces.live.com

* O post e a imagem sobre o Dia do Enfermeiro foi retirado do space abaixo através de pesquisa na intenet.
By
http://httveronicatome.spaces.live.com

* Os poemas sobre o Dia da Enfermagem foi retirado do site abaixo através de pesquisa na intenet.
By
www.mensagensvirtuais.com.br

Nenhum comentário: