NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

NADA COMBINA COM DROGA - NEM A VIDA

quinta-feira, 1 de maio de 2008

AINDA, O DIA DO TRABALHADOR NO BRASIL


Quem te viu, e quem te vê!
As décadas de 70 e 80 foram marcadas como um período de luta das classes trabalhadoras, surgimento da CUT, Central Única dos Trabalhadores, fundação do Partido dos Trabalhadores, luta pela democracia. O principal líder sindical da época foi Luis Inácio Lula da Silva, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, responsável por uma das maiores greves que este país já presenciou em 1979. Ao longo dos anos Lula se destacou por seu apoio aos movimentos sociais que surgiam, como o MST. Foi eleito deputado federal por São Paulo sempre lutando pelos trabalhadores, mobilizando greves, digo, grandes greves!

Se algum companheiro da época entrasse em um sono profundo no final dos anos 90 e acordasse somente nos dias de hoje, início do século XXI, não entenderia nada. Primeiramente, ele ficaria muito contente em saber que toda sua luta, seu empenho durante os dias árduos de conflitos com as elites dominantes não foram em vão, afinal, atingimos a democracia plena, um representante dos trabalhadores chegou a Presidência da República, ele chegaria a chorar lembrando daquele lindo jingle (lindo mesmo) “Lula lá!!”

Analisando mais a fundo, ele começaria a ficar ligeiramente confuso: aliança com PL no primeiro mandato, casamento com PMDB no segundo (partido esse que o PT sempre foi oposição), aproximação com José Sarney, Aécio Neves, e pasmem, Antonio Carlos Magalhães, aquele que ajudou a Rede Globo a eleger Collor, derrubando Lula. Tudo bem, vamos deixar assim, a política é assim mesmo, cheia de conchavos e jogos de interesse, afinal não é a primeira vez que isso acontece, o Lula é esperto, aposta tudo na governabilidade.

O companheiro vai ficar mais confuso quando começar a buscar recortes de jornais, revistas, gravações de telejornais de dois anos atrás. Escândalos, escândalos, e mais escândalos. O seu herói de outrora, Ministro Chefe da Casa Civil, capitão do time de Lula, José Dirceu, é cassado por ser o responsável pelo maior esquema de corrupção já visto no Brasil, o chamado Mensalão. Ele percebe que nunca na história desse país se viu tanta corrupção. Tudo bem, todo brasileiro sabe que esse esquema não é de agora, que sempre houve corrupção no Brasil, só que antes nunca tiveram tanta exposição.

Tudo isso o companheiro compreenderia, daria um voto (ou dois) de confiança à Lula. Mas o tiro de misericórdia ele receberia ao escutar o que este Aluno-Repórter escutou do Ministro da Agricultura, Reinhold Sephanes, enquanto cobria sua entrevista coletiva na Expointer, neste dia primeiro de setembro de 2007. Questionado sobre a posição do governo em relação ao movimento grevista dos fiscais agropecuários, o ministro foi enfático ao afirmar que serão utilizados todos os mecanismos possíveis contra os grevistas que não retornarem ao trabalho, sendo o corte do ponto um desses mecanismos.

Acredito que a política adotada por um ministro deve estar alinhada com a política do presidente, logo, esta é a política de Lula. Olha Lula, quem te viu e quem te vê! Da porta de fábrica ao Palácio do Planalto, de Caça à Caçador!

Roberto Goldani
Aluno de Jornalismo
Texto também publicado no Portal3.

Site: goldaninh.wordpress.com/2007/09/lula.jpg

Nenhum comentário: